Avançar para o conteúdo principal

Apresentação | Ano Internacional da Luz


Sobre o Ano da Luz

A 20 de Dezembro de 2013, em sede de Assembleia Geral, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz (AIL), no sentido de celebrar, de modo alargado, os temas relacionados e baseadas na luz (International Year of Light - IYL 2015). A abrangência será grande: Arte, Cultura, Ciência, Educação, Tecnologia, Natureza, Energia, Agricultura, Saúde e Sustentabilidade. Reconhece-se, hoje, de forma bastante mediática que a luz (e sua utilização) revolucionou a medicina, abriu a comunicação internacional através da Internet e continua a ser essencial na ligação entre (e para) aspetos culturais, económicos e políticos da sociedade global.

Em parceria com a UNESCO, diversas sociedades científicas, instituições educacionais, plataformas tecnológicas, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado, lançarão, no decurso do presente ano, múltiplas iniciativas em todo o mundo.

Ao proclamar um Ano Internacional com enfoque numa temática Científica (bem como nas suas aplicações), as Nações Unidas reconheceram a importância de alertar (de forma global) a consciência geral relativamente à importância (e utilização) da luz. Tendo por base as tecnologias que promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios globais, deve destacar-se que a luz desempenha um papel vital no nosso dia a dia, apresentando-se como área transversal à Ciência do (no) século XXI.

Comemorar o Ano Internacional da Luz é uma oportunidade para garantir que os decisores de políticas internacionais, os fazedores de opinião e, obviamente, as partes interessadas, estejam cientes do potencial das “tecnologias” de luz na resolução de problemas de grande importância para a população mundial.

Deste modo, em conjunto com setores departamentais (Departamento de Conservação e Restauro, Departamento de Engenharia e Ciências do Ambiente, Departamento de Engenharia Electrotécnica, Departamento de Física, Departamento de Química, Departamento de Matemática e Departamento de Ciências da Terra), a Bibloteca da FCT no Campus de Caparica vai iniciar uma série de atividades que cobrem uma vasta gama de propostas.

Trailer oficial do Ano Internacional da Luz

Comentários