Avançar para o conteúdo principal

Exposição | A Onda Portuguesa em Cerâmica


“A Onda Portuguesa em Cerâmica” é uma criação original em barro cozido e vidrado. Trata-se de uma constelação de 15 candeeiros com um microprocessador, de produção artesanal que sincronizam entre si ciclos de luz branca e azul por uma rede proprietária de comunicação informática.

Sala Estúdio | de 15 de Março a 30 de Abril de 2017






No contexto da exposição “A Onda Portuguesa® em Cerâmica”, será lançado um desafio aos estudantes universitários que consiste em fazer o 'reverse engineering' do código máquina do microcontrolador que gere este projeto.

O autor da exposição estará presente na Sala Estúdio no dia 21 Março para conversar com os candidatos.

Nesse dia, serão publicados os bytes do programa no microprocessador, o esquema elétrico do circuito e o desenho da placa física, ambos em formato KiCAD e a definição dos pins dos conetores.

Estes bytes serão entregues num ficheiro do formato Intel HEX. A partir da forma legível dos bytes, os participantes poderão analisar a sequência das instruções e poderão tentar compreender e documentar o raciocínio seguido no desenvolvimento e na programação.

É de particular interesse neste concurso, a identificação do funcionamento do protocolo proprietário de rede que implementa a sincronização entre os vários candeeiros do projeto.​

Os participantes podem entregar até ao dia 18/4:

- uma descrição detalhada em prosa do funcionamento do programa
- um programa similar, escrito em C, Java ou Assembly















Comentários