Páginas

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Biblioteca FCT NOVA | Ponto Oficial de BookCrossing



















A Biblioteca da FCT-NOVA passou a ter uma zona oficial BookCrossing no Preguiçodromo (Piso -1, ao lado do Auditório da Biblioteca).

O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registar e Libertar”.

PONTO OFICIAL DE BOOKCROSSING

O que é o Bookcrossing?

O BookCrossing é a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”.

Como funciona?

O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registar e Libertar”. Ler um livro, Registar no site para adquirir o número BCID e Libertar, passando para um amigo ou deixando-o num local público para que sejam encontrados por um novo leitor, que idealmente dará notícias e assim sucessivamente.

Onde é que me posso inscrever?

O facto de alguém encontrar um livro registado no Bookcrossing não implica que tenha que registá-lo no site, já que pode deixar um comentário anónimo ao livro. No entanto, quem desejar usufruir plenamente do site (participar nos fóruns, registar os seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade, terá de se inscrever. A inscrição é totalmente gratuita e anónima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registos no site.

Como é que se regista um livro?

Para que se consiga seguir viagem de um livro, saber as pessoas que encontra pelo caminho e qual a sua opinião sobre a leitura, é preciso registar o livro em http://www.bookcrossing.com/. Ao livro registado é atribuído um número de identificação (BCID - BookCrossing Identification Number), que deverá constar para sempre numa das primeiras páginas do mesmo como forma de o identificar no site.

Como é que se liberta um livro?

Porque o objectivo principal do Bookcrossing é permitir aos livros encontrar novos leitores, a libertação é o passo principal.
Ao registar um livro no www.bookcrossing.com, o site automaticamente gera um número de identificação, BCID, único e exclusivo para cada livro, que permitirá ao “dono” original e a todos os que venham a dar entrada dele no site terem notícias da sua viagem pelo mundo. Este número deve ser escrito na etiqueta do livro.

Junte-se ao movimento: www.bookcrossing.com

Sem comentários:

Enviar um comentário